domingo, 6 de janeiro de 2008

tarte de alho francês e atum





tarte salgada | recheio

4 ovos (depende do tamanho)
1 pacote de natas, cerca de 200 ml (uso as vegetais)
1 alho francês inteiro de tamanho médio, mais metade de outro (a parte branca) cortado às rodelas
1 cenoura grande ralada
2 latas de atum escorrido (ou até um pouco mais)
queijo ralado emmental (3 ou 4 colheres de sopa)
sal qb
pimenta qb
noz moscada qb
coentros frescos
1 embalagem de massa quebrada fresca

Colocar numa frigideira larga e alta (tipo wok) o alho francês, a cenoura ralada e o azeite com um pouco de água (muito pouca, apenas para não deixar fritar) e deitar o sal. Quando estiver tudo + ou - cozinhado, juntar o atum já escorrido e desfiado, misturar e verificar se o sal está bom (atenção que o atum já é condimentado), cozinhar uns minutos e apagar o lume.

Preparar a forma* com o papel vegetal (eu compro já feita uma base de massa quebrada redonda, que trás papel vegetal) e estender a massa por cima, subir bem a massa dos lados, irá encher bastante.

Bater os ovos com sal, pimenta e noz moscada. Depois deitar na frigideira e envolver todos os ingredientes mais as 3 colheres de sopa do queijo emmental. De seguida deitar as natas e envolver tudo novamente. Deitar tudo na forma, salpicar com bocadinhos de coentros e levar ao forno pré-aquecido a 220º cerca de 25 minutos.

Resultado, uma tarte bem recheada, em que o ovo nem se dá por ele. Fica bem acompanhada com salada de alface e tomate ou arroz árabe (passas e pinhões).

(*) A forma que uso tem 25 cm de diâmetro e o fundo desencaixa-se, o que torna fácil desenformar.

4 comentários:

Calmeida disse...

Olá, boa tarde, a tarte tem óptimo aspecto(assim como tudo no blog).
Julgo que este feedback é importante para o trabalho das pessoas.
Já tive oportunidade de falar consigo através de e-mail( por causa da Flor de Inverno, que não consegui ter uma :( mas não perco a esperança :)), mas.....já tenho as Ocas :), comprei em Coimbra!
Adoro Manualidades, e quando são diferentes, fico fã :), eu tb faço umas coisitas nos tempos livres, fica aqui o meu blog( www.muitaspintas.blogspot.com), se quiser espreitar.Já lá adicionei o seu :).
Até uma próxima oportunidade
Carla A.

conspiracaodaagulha disse...

hmmmm... Vou experimentar!

Joana disse...

Que bom aspecto! Vou experimentar, mas sem os abomináveis coentros.

Rocio disse...

A verdade é que eu não sou muito bom na cozinha, mas eu acho que vou tentar dar uma chance para isso, porque você tem que aprender a fazer as coisas, e como último recurso, vamos a restaurantes em perdizes