terça-feira, 9 de março de 2010

algum croché…



Em resposta ao post da Rosa com um napperon tão bonito, só posso responder com outro feito pela minha avó. Em casa da minha avó L. estes pequenos napperons com tecido eram utilizados para tapar um copo ou o jarro da água.
Não domino os nomes de todos os pontos, mas sabendo os básicos facilmente lê-se um esquema, e com o hábito de seguir esquemas mais rápido se trabalha. O segredo do Algarve não conhecia, apenas o ponto segredo mais comum dos seguintes napperons.





O meu xaile em ponto segredo feito por uma amiga e em último uma das minhas primeiras experiências com este ponto. Como podem ver, à primeira nunca fica famoso, a grande dificuldade para além de tentar manter a mesma medida das laçadas largas, foi conseguir que as laterais ficassem paralelas.





7 comentários:

sara aires disse...

Quando vi o post da Rosa, também me lembrei logo deste ponto, que conheço por "segredo" mas também por "lérias"... Não sei muito bem porque lhe chamam isso, uma vez que tenho ideia de querer dizer "tolices". Mas é lindo e resulta muito leve, perfeito para um xaile .

arrosoir disse...

filho de estes cruzamentos parece-me muito técnico, mas o resultado é tão leve!

Eva Lima disse...

Eu conheço este ponto como lérias. Faz umtrabalho muito bonito.

SofiAlgarvia disse...

Muito bonitos, os naperons da avó e o xaile!
Também conheço o ponto como lérias, embora não o saiba fazer, mas passei horas a ver a minha avó paterna fazê-lo... (podia ter aprendido, não era?!)

CARPE DIEM disse...

Muito giro este ponto!

APO (Bem-Trapilho) disse...

que bonito!!!
olha fiz uma alusao ao teu blog no meu. espero que nao te importes.
bjios

rita pinheiro disse...

QUE LINDO!!