domingo, 28 de fevereiro de 2010




Rua Cláudio Nunes.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

sugestão para o fim de semana











Há uns dias, fizemos esta experiência com os filtros de café e deixo-vos aqui a receita:

filtros de café
tesoura
lápis
1 copo vazio e outro com água
«paciência» para deixar secar os círculos

Desenhar círculos com a ajuda de um copo nos filtros de café e cortá-los. Pintar manchas de cor no centro do círculo com canetas de feltro e colocar o círculo em cima do copo vazio, com o dedo deixar cair uma gota de água em cima da mancha. Deitar mais algumas à medida que o filtro vai bebendo a água e a tinta vai dispersando. Deixar secar tudo não sobrepondo os círculos.

Fizemos experiências com vários tipos de manchas num só círculo, com tiras de filtro e até com filtros inteiros (mergulhar apenas uma ponta em muito pouca água). E ainda fizemos napperons.



Esta experiência pode ser encontrada no livro O Grande Livro das Experiências Científicas para Fazer e Criar da Edicare, que tem muitas mais para irmos fazendo…

domingo, 21 de fevereiro de 2010

capas para sacos de água quente


Esta capa de saco de água quente é uma das minhas heranças, que guardo juntamente com napperons de croché e bordados (um dia irei mostrá-los porque vale a pena partilhar). Lembro-me das capas serem feitas com desperdícios de lã que chegavam a casa da minha avó em sacas enormes, cheias de meadas e restos. Ela fazia as peças e posteriormente eram vendidas no centro de caridade da freguesia para ajudar quem precisava.

Apeteceu-me fazer outro inspirado neste e pô-lo a uso, mas logo de seguida aproveitei mais alguns restos e fiz ainda outro. Vontade de criar uma linha de peças de trazer por casa que antigamente se usavam não me falta, o tempo é que não chega, mas aproveitar todos os restos de lã é um dos objectivos e quem sabe até concretizo a ideia começando por aqui.



sábado, 20 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

5


Continua a pintar-se para além de mascarar-se para fazer teatros e dar espectáculos ♥.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ziguezague





Esta lã que estava tão bem arrumada, só agora teve o fim merecido.
Nunca pensei que resultasse num padrão ziguezague irregular, e fica muito bem ao pescoço :-).

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

meadinhas



Corto e enrolo, corto e enrolo. É sempre assim que começo os ábacos.

Neste post esqueci-me de referir qual o livro que mostrei nas fotografias, mas já acrescentei e parece que já está disponível na Retrosaria.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

caderneta de cromos



A moda dos cromos da Hello Kitty chegou cá a casa. Como nunca lhe comprei nenhum e por ter poucos que vai arranjando na escola juntando aos que a avó lhe oferece, as molduras dos cromos são demasiado preciosas para irem parar  ao lixo e aproveita-as para inventar mais alguns.
Antes de conseguir arranjar cromos, cortava rectângulos de papel e fazia os desenhos (até punha cola atrás). Percebi que ficou contente por descobrir que podia inventá-los se eu nunca os comprasse, e eu gostei de a ver resolver a situação de um modo tão criativo.

O desenho feito a giz é um esqueleto, e acho que tem cabelo comprido :-)