quarta-feira, 18 de julho de 2012

ratinhos






À medida que ia construindo o meu a B. ia fazendo o dela (e muito bem). Como tínhamos o dia todo abusámos dos detalhes, depois fizemos juntas um ratinho mais simples com a intenção de colocar aqui no blogue. A produção dos ratinhos foi inspirada numa atividade do livro 365 Coisas Para Fazer com Papel e Cartão da Edicare.



Segue a explicação do modelo simples, à nossa maneira, tendo em conta que nunca seguimos um projeto à risca, porque as sugestões e a soluções vão aparecendo consoante o material que nos faz falta.

Dobrar um retângulo de cartão ao meio e cortar o formato do nariz do rato (a ponta do nariz fica na dobra), colar as duas extremidades no topo do rolo. Desenhar as patas, as orelhas, o rabo e os braços no cartão e recortar. Colar as orelhas de forma a que o rato esteja a olhar de lado para nós, a orelha de trás fica mais próxima do nariz e a outra com espaço suficiente para ainda fazer os dois olhos e a boca. Fazer dois cortes na base do rolo e um em cada pata para encaixarem um no outro, no interior do rolo dobrar o que sobra do cartão das patas e prender com fita cola.




Cortar uma tira de papel colorido para a roupa e colar à volta do rolo, a roupa do nosso está decorada com círculos feitos com o furador de papel. Cortar dois retângulos de papel para forrar os braços, mas os braços e o rabo são as duas últimas peças a colocar. Aproveitar os círculos brancos da furação para os olhos, colar os dois do lado que fica virado para nós e dar-lhes expressão com lápis de cor. Desenhar a boca. Dar uma tonalidade cor-de-rosa às patas, ao interior das orelhas, no nariz e tornar a bochecha visível. Desenhar a ponta do nariz com lápis ou caneta preta e fazer algumas pintas à volta.

Cortar 3 tiras muito finas em papel para os bigodes. Deitar um pouco de cola no interior da ponta do nariz, enfiar os bigodes e deixar secar pressionando com a ajudar de uma mola. Atenção, não deixem que a mola cole ao nariz! Por fim, colar a extremidade do rabo na base do rolo (ou utilizar a técnica das patas) e os braços em último.
A fatia de queijo pode ser feita com um cartão amarelo e com o furador de papel.




Materiais:

um rolo de papel
cartão da mesma cor do rolo para as orelhas, nariz, braços, patas e rabo (utilizámos a embalagem de cartão dos iogurtes)
papel colorido para a roupa (ou pedaços de revistas com padrões)
cola branca (usamos sempre esta, serve para tudo mas poderá demorar a secar mais do que as outras)
palitos para ajudar a colar elementos pequenos
pedaço de cartão amarelo ou pintado
furador de papel
molas da roupa (para ajudar a colar o nariz, as orelhas e o rabo)
lápis cor-de-rosa, vermelho e preto (ou canetas)
fita cola
tesoura

2 comentários:

Maria Filomena disse...

Vera,
esses momentos são impagáveis!!!
Ela se lembrará para o resto de sua vida....

Abraços de MF

Paulo Alves disse...

Lindos ratinhos! orgulho nas minhas artistas!!