domingo, 22 de junho de 2014

bolo de chocolate

Da receita que a Tânia me deu, já fiz o bolo de aniversário da miúda e ontem fiz a versão bolo para o lanche da festa da escola (maior e sem cobertura).

Escolhi a medida: chávena de chá (receita original) ou caneca de leite.

Antes de começar, liguei o forno a 180º para ficar mesmo quente e fervi um pouco de água.

1º Numa tigela pequena, deitei 2 canecas de farinha sem fermento tipo 55, e peneirei com o passador 1 colher de sopa cheia de fermento, misturei com uma colher e reservei.

2º Numa segunda tigela maior, deitei 1 caneca e meia de açúcar amarelo e 4 ovos (quando utilizei a medida da chávena de chá utilizei apenas 3). Misturei tudo com a batedeira até ficar um creme.

3º Juntei 1 caneca de chocolate em pó e voltei a mexer tudo.

4º Deitei 1 caneca de óleo girassol e voltei a mexer.

5º Adicionei os ingredientes do 1º passo, e misturei com a batedeira na força mínima, só até tudo ficar bem ligado.

6º Por último, juntei 1 caneca de água a ferver e misturei.

Deitei a mistura numa forma redonda previamente untada com manteiga e coloquei no forno durante 45 minutos. Após esse tempo é que abri o forno e espetei um palito para confirmar se estava cozido. Depois de o retirar do forno, deixei arrefecer um pouco antes de o desenformar.


Na versão bolo de aniversário acrescentei uma cobertura de chocolate:
Em banho-maria, derreti meia barra de chocolate com 1 colher de sopa de manteiga, depois fui acrescentando um pouco de natas (as de bater) até ficar com a consistência aveludada ideal para deitar por cima do bolo.

Este ano os bolos começaram a correr melhor, já tenho idade para isso!

2 comentários:

Patricia B disse...

Que bolo lindo! :-) bolos de chocolate são a minha perdição.

O meu pensamento viaja disse...

Belo blog. Estou seguindo.
Beijo