terça-feira, 21 de julho de 2015

Génesis


(Mulheres yali utilizam sacos feitos de fibras de flores de orquídeas – Papua Ocidental, Indonésia) 


(Embondeiros numa ilha cogumelo – Moramba, Madagáscar)
 



Fotografias de várias paisagens, de animais e de outros povos do nosso planeta que escaparam ao mundo contemporâneo. A não perder, a exposição «Génesis» de Sebastião Salgado na Cordoaria Nacional até dia 2 de agosto.

……………………

«Além de trazer aos olhos do público a beleza de povos isolados e paisagens grandiosas, "Génesis" representa uma convocatória para a batalha.

O facto é que não podemos continuar a poluir o nosso solo, a nossa água e o ar. Precisamos agir de imediato para preservar terras e águas ainda intocadas, e para proteger o ambiente-santuário de animais e povos ancestrais. 

E devemos ir além. Devemos tentar reverter os danos. 

A nossa modesta contribuição foi reflorestar um terreno na região sudeste do Brasil. Nos últimos 15 anos, o Instituto Terra — a nossa organização sem fins lucrativos — plantou cerca de dois milhões de árvores, de mais de 300 diferentes espécies que já floresceram por lá. O resultado: encostas esgotadas e áridas ganharam uma vegetação exuberante. O renascimento deste microclima tropical atraiu, por sua vez, pássaros e animais que não eram vistos naquela área há décadas.

A reflorestação é uma das maneiras de recuperar o tempo perdido e o prejuízo causado. As árvores ainda desempenham o papel central na neutralização das emissões de dióxido de carbono responsáveis pelas alterações climáticas, como o aquecimento global. Leis e governos podem tentar controlar estas emissões, mas somente as árvores conseguem absorver o dióxido de carbono e produzir oxigénio. Cada árvore plantada alivia um pouco as nossas preocupações quanto ao futuro do planeta.»


Lélia Wanick Salgado e Sebastião Salgado

……………………

3 comentários:

Anónimo disse...

posts juntinhos hoje

http://www.diyphotography.net/the-salt-of-the-earth-shattering-documentary-on-the-life-of-photographer-sebastiao-salgado/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Diyphotographynet+%28DIYPhotography.net+-+Photography+and+Studio+Lighting%29

Vera João Espinha disse...

Correção do link:
http://www.diyphotography.net/the-salt-of-the-earth-shattering-documentary-on-the-life-of-photographer-sebastiao-salgado/

Anónimo disse...

ops! :)