
A propósito das férias das crianças e da preocupação de as encher com atividades de manhã à noite, lembro-me sempre disto que tenho colado numa parede para não me esquecer e que acho que diz tudo:
«As crianças são animais de criação extensiva e devem ser deixadas a pastar nos canteiros
de morangos no verão.»
John Seymour *
Para além da importância de lhes proporcionarmos atividades que lhes dêem ferramentas úteis e práticas para a vida diária e futura, pessoal e profissional, é essencial que também aprendam a “pastar”, de modo a descobrirem que as nuvens também fazem desenhos e que a relva debaixo dos pés faz cócegas. O «menos é mais» também se aplica às crianças, não é só no design.
Os próprios pais já têm dificuldade em desligarem verdadeiramente, logo, acham tão natural que os seus filhos precisem de estar sempre ocupados, esqueceram-se que saber “pastar” nos dias de hoje é saudável para todos.
* A citação foi retirada de um blogue do qual não me lembro.
3 comentários:
Como é tão verdade! Adoro a citação!
Sem dúvida, subscrevo!
Concordo plenamente Vera!
Ouço muitas vezes os meus filhos dizerem que não têm tempo para brincar... e quando às vezes dá para chegar mais cedo a casa, deixo-os a brincar livremente e é tão bom vê-los a criarem as suas próprias brincadeiras e a brincarem muito ao faz de conta :)
Enviar um comentário