domingo, 7 de outubro de 2018

Over Flow

Um dia, mergulhamos no lixo. Atualmente, até já nadamos entre peixes e partículas de plástico, aquelas de que são feitas as novas roupas e que a água com que são lavadas vão dar ao mar. Para quem não sabe, já existe roupa feita com garrafas PET incluindo calçado. À primeira vista o conceito de reciclagem parece bem aplicado, no entanto, se refletirmos sobre o assunto, seria bem melhor não andarmos vestidos assim. Também consumimos peixe, que por sua vez, também já ingeriu plástico. A solução passará sempre por recusar as embalagens antes de comprar, para não dar início a tudo novamente.

A instalação é do artista japonês Tadashi Kawamata e os materiais foram recolhidos na costa portuguesa pela Brigada do Mar.
Grande parte deste lixo são redes de pesca, caixas de esferovite que transportam peixe e logo a seguir as garrafas de plástico, principalmente de água. É tão impressionante como ao mesmo tempo ainda encontramos uma certa beleza no que é trágico. Pelo menos o que ali está exposto não irá voltar ao mar, resta saber se quem visita fica sensibilizado o suficiente para mudar hábitos de consumo.

A exposição está na Galeria Oval do Maat até ao dia 1 de abril de 2019.





Sem comentários: