Organizar festas em casa com os colegas da escola, como os meus pais faziam há 30 anos comigo parecem ter caído em desuso, mas aqui em casa nunca foi de outro modo desde que tenho filha. Se eles conseguiram, eu também consigo. Não é uma questão de coragem, é uma maneira de não abrir precedentes para as seguintes e as expetativas nunca baixam. É claro que a miúda não pode trazer todos os colegas, todos os anos impomos-lhe um limite e infelizmente a maior parte fica de fora.
Não tenho nada contra as festas organizadas em espaços próprios, facilitam muito a vida aos pais, mas não conseguimos ser pais de festas standards. Além de se tornar um peso na carteira, tornam-se impessoais e mecânicas. Ouvir dizer «eu já fui a essa festa» mexe comigo. Então desdobramos-nos por completo. Não é qualquer um que faz isso, eu sei que hoje em dia há falta de tempo e isso leva-nos a ter menos paciência, e eu digo-vos que para além de uma grande dose de paciência é preciso ter jogo de cintura, tentar pô-los à vontade e nós conseguirmos ficar à vontade perante eles todos.
Claro que os miúdos adoram as outras festas com decoração apropriada, em que é garantido o entretenimento e se houver um insuflável melhor ainda, no fundo é proporcionar às crianças um dia diferente e inesquecível, em que ninguém fica de fora. A minha filha costuma ir quando é convidada e adora, e eu agradeço aos pais que podem proporcionar isso.
Mas existem outras vantagens de fazer em casa: conheço melhor os amigos de todos os dias, apercebo-me melhor do tipo de comportamento e atitude que ela tem perante alguns colegas. É uma boa oportunidade para partilhar os seus próprios brinquedos com outras crianças, brincam à vontade com a suas próprias ideias, e eu acabo por poder conhecer melhor alguns pais quando os vêm buscar, porque o «bom dia» e o «boa tarde» não é suficiente. E para isso não há mal nenhum abrir a porta da nossa casa.
Hoje choveu, mas o dia correu-me bem melhor do que o de ontem. Não gritei, não queimei nada e desta vez até fiz esculturas de balões. Acho que ninguém disse que tinha vindo «a esta festa».
2 comentários:
Muitos parabéns à tua filhota :)
A minha fez 8 anos o mês passado e também fiz a festa cá em casa, concordo com tudo o que disseste; é de facto vantajoso a todos os níveis: social,económico e não dá assim tanto trabalho, além de que nos divertimos mais as duas com os preparativos do lanche :)
Já somos três :)
Enviar um comentário