Estava na lista de propostas de 2018 e poderia ainda ser realizada — passeio da marina ao rio Trancão.domingo, 30 de dezembro de 2018
dias de inverno
Estava na lista de propostas de 2018 e poderia ainda ser realizada — passeio da marina ao rio Trancão.
categoria:
caminhar
sexta-feira, 28 de dezembro de 2018
mulher-fotógrafa
A profissionalização e o prestígio tendiam a ser sinónimo de masculino; o amadorismo, sem pretensões à afirmação do nome no campo artístico ou literário, e a domesticidade lúdica confundia-se com o feminismo.
Filipa Lowndes Vicente, A Fotografia como autobiografia: Helena Corrêa de Barros, mulher-fotógrafa.
_ _ _ _ _
Uma pequena seleção de fotografias da exposição (legendas no fim do post) que está no Arquivo Fotográfico de Lisboa, de Helena Corrêa de Barros (1910-2000). Uma parte da exposição reúne fotografias a cores, a partir de diapositivos Kodachrome onde podemos ver momentos das suas viagens e vida pessoal. A outra parte que se encontra no 1º andar, reúne fotografias a preto e branco, como a própria fotógrafa dizia — momentos únicos e raros que aparecem por sorte.
Ficará patente até 23 de fevereiro de 2019, a entrada é livre.
Arquivo Municipal de Lisboa / Fotográfico — Rua da Palma, 246.
1 Viagem a Angola a caminho de Porto Alexandre Velvitchi (1950) | 2 Viagem aos Açores. São Miguel na Piscina dos Botelhos (1969) | 3 Cruzeiro às Canárias, Madeira (1962) | 4 Cruzeiro do Sul (1965)-08-14 | 5 Chegada do Presidente (Presidente Américo Tomáz, 1963) | 6 Raparigas (década de 1950) | 7 Armadilhas de pesca (década de 1950)
categoria:
exposições
domingo, 16 de dezembro de 2018
sábado, 15 de dezembro de 2018
sábado, 20 de outubro de 2018
Galeria do Loreto
Fizemos a visita à Galeria do Loreto. Inscrevi-me em junho mas só tivemos vaga em outubro. Os grupos são pequenos e só há visitas ao fim de semana. Pelo que percebi valerá a pena fazer a inscrição diretamente ao Museu da Água, além do preço ser mais em conta, existem vários grupos exteriores que organizam estes passeios mas poderá não ir de encontro às expectativas.
Entrámos no Reservatório da Mãe d'Agua das Amoreiras e saímos no Miradouro de São Pedro de Alcântara, e no final ainda espreitámos o Reservatório da Pariarcal. As fotografias são poucas e más, além da luminosidade reduzida, estava mais interessada em não perder as explicações da guia :-)
Pela Epal estar a comemorar os 150 anos, até ao fim de 2018 as visitas são grátis aos fins de semana a vários núcleos, como o Aqueduto das Águas Livres e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.
Entrámos no Reservatório da Mãe d'Agua das Amoreiras e saímos no Miradouro de São Pedro de Alcântara, e no final ainda espreitámos o Reservatório da Pariarcal. As fotografias são poucas e más, além da luminosidade reduzida, estava mais interessada em não perder as explicações da guia :-)
Pela Epal estar a comemorar os 150 anos, até ao fim de 2018 as visitas são grátis aos fins de semana a vários núcleos, como o Aqueduto das Águas Livres e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.
categoria:
caminhar,
exposições
domingo, 7 de outubro de 2018
Over Flow
Um dia, mergulhamos no lixo. Atualmente, até já nadamos entre peixes e partículas de plástico, aquelas de que são feitas as novas roupas e que a água com que são lavadas vão dar ao mar. Para quem não sabe, já existe roupa feita com garrafas PET incluindo calçado. À primeira vista o conceito de reciclagem parece bem aplicado, no entanto, se refletirmos sobre o assunto, seria bem melhor não andarmos vestidos assim. Também consumimos peixe, que por sua vez, também já ingeriu plástico. A solução passará sempre por recusar as embalagens antes de comprar, para não dar início a tudo novamente.A instalação é do artista japonês Tadashi Kawamata e os materiais foram recolhidos na costa portuguesa pela Brigada do Mar.
Grande parte deste lixo são redes de pesca, caixas de esferovite que transportam peixe e logo a seguir as garrafas de plástico, principalmente de água. É tão impressionante como ao mesmo tempo ainda encontramos uma certa beleza no que é trágico. Pelo menos o que ali está exposto não irá voltar ao mar, resta saber se quem visita fica sensibilizado o suficiente para mudar hábitos de consumo.
A exposição está na Galeria Oval do Maat até ao dia 1 de abril de 2019.

categoria:
cidadania etc,
exposições
sábado, 29 de setembro de 2018
segunda-feira, 10 de setembro de 2018
domingo, 2 de setembro de 2018
segunda-feira, 23 de julho de 2018
sábado, 7 de julho de 2018
arte na paisagem
Fui conhecer o espaço do Festival Safira, recostar-me num fardo de palha, ouvir música e observar as estrelas que não vejo na cidade.
segunda-feira, 18 de junho de 2018
#TheHappyShow
«Quando um designer gráfico se torna ele próprio num projecto gráfico.»
Antecipadamente, já tinha passado pelas TEDtalks de Stefan Sagmeister (1 2 3), The Happy Show, anos depois, veio consolidar a inspiração dessas apresentações.
A exposição não nos fará mais felizes, mas irá alertar para muitos desafios que teremos pela frente e lembrar outros que aprendemos lá atrás. Vi-a no penúltimo dia, contudo para os que a deixaram passar, podem procurar o livro Things I have learned im my life so far (2013).
…
Trying to look good limits my life.
Everything I do always comes back to me.
Being not thruthful works agaisnt me.
You're authentic when you're honest.
Whenever I do overcome my inherent fear, it turns out well.
Obsessions make my life worse and my work better.
Stefan Sagmeister
…
Pensar que teve início num diário gráfico. Esses diários nunca morrem.
categoria:
exposições,
inspiração
segunda-feira, 16 de abril de 2018
sexta-feira, 23 de março de 2018
sábado, 3 de março de 2018
▲▼ xailes ▲▼
O último workshop merecia melhores fotografias, mas por vezes, estou tão focada no trabalho com as alunas que me esqueço de fotografar as amostras ainda com a luz do dia.
Aqui fica, um registo repleto de pompons, mesmo que incompleto!
categoria:
workshop xailes em crochet
domingo, 4 de fevereiro de 2018
aula de iniciação ao crochet
Fico muito orgulhosa quando todas as alunas conseguem terminar a amostra (e sem "comer" carreiras). Muito atentas e focadas! Todas elas estão de parabéns!
Chamo a atenção para a fotografia que tem duas amostras, são da mesma aluna que depois de concluir a sua amostra, ainda repetiu o mesmo esquema uma segunda vez para melhorar.
Foi tão bom regressar a estes encontros ♥︎.
categoria:
workshop iniciação ao crochet
Subscrever:
Mensagens (Atom)















































