Da receita que a Tânia me deu, já fiz o bolo de aniversário da miúda e ontem fiz a versão bolo para o lanche da festa da escola (maior e sem cobertura).
Escolhi a medida: chávena de chá (receita original) ou caneca de leite.
Antes de começar, liguei o forno a 180º para ficar mesmo quente e fervi um pouco de água.
1º Numa tigela pequena, deitei 2 canecas de farinha sem fermento tipo 55, e peneirei com o passador 1 colher de sopa cheia de fermento, misturei com uma colher e reservei.
2º Numa segunda tigela maior, deitei 1 caneca e meia de açúcar amarelo e 4 ovos (quando utilizei a medida da chávena de chá utilizei apenas 3). Misturei tudo com a batedeira até ficar um creme.
3º Juntei 1 caneca de chocolate em pó e voltei a mexer tudo.
4º Deitei 1 caneca de óleo girassol e voltei a mexer.
5º Adicionei os ingredientes do 1º passo, e misturei com a batedeira na força mínima, só até tudo ficar bem ligado.
6º Por último, juntei 1 caneca de água a ferver e misturei.
Deitei a mistura numa forma redonda previamente untada com manteiga e coloquei no forno durante 45 minutos. Após esse tempo é que abri o forno e espetei um palito para confirmar se estava cozido. Depois de o retirar do forno, deixei arrefecer um pouco antes de o desenformar.
Na versão bolo de aniversário acrescentei uma cobertura de chocolate:
Em banho-maria, derreti meia barra de chocolate com 1 colher de sopa de manteiga, depois fui acrescentando um pouco de natas (as de bater) até ficar com a consistência aveludada ideal para deitar por cima do bolo.
Este ano os bolos começaram a correr melhor, já tenho idade para isso!
Mostrar mensagens com a etiqueta culinária etc. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta culinária etc. Mostrar todas as mensagens
domingo, 22 de junho de 2014
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
salame de cacau
Após o rescaldo das festas, valia a pena registar a receita. Andou anos desaparecida e não quero que volte a acontecer. Recordo-me de a ter retirado dum livro de banda desenhada do Tio Patinhas na minha infância.
Ingredientes:
100 g de açúcar amarelo
50 g de uma boa manteiga (ligeiramente amolecida, sem estar derretida)
125 g de cacau em pó
2 ovos
1 pacote de bolacha maria (partida aos bocados)
1 folha de papel de alumínio
Numa tigela grande, misturar com as mãos o açúcar e a manteiga. Tentar juntar o cacau a essa pasta. De seguida, juntar os ovos e misturar tudo ainda melhor (sempre com as mãos). Quando conseguirmos obter uma massa mesmo homogénea, aos poucos, vamos adicionando os bocados de bolacha juntamente com as migalhas envolvendo-os o melhor possível (parece barro). Moldar o salame em forma dum cilindro e enrolar no papel de alumínio. Colocar no frigorífico de um dia para o outro.
Cortar em fatias finas, pouco mais de 5 mm (não partem nem esfarelam se a massa for mesmo bem feita).
categoria:
culinária etc
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Aldeia Pedagógica de Portela
Na Aldeia Pedagógica de Portela é possível aprender a fazer pão, compotas e adquirir muitos outros saberes com os mestres da aldeia. Infelizmente, como fomos lá dar à procura de outra coisa não houve oportunidade para isso, mas encontrámos duas panelas enormes ao lume das quais trouxemos doce de maçã feito pela mestre das compotas, a D. Imperatriz. O doce acabou hoje de manhã e garanto que era delicioso!
O projeto da «Aldeia Pedagógica» está integrado no Programa Entre Gerações com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
categoria:
culinária etc
sábado, 16 de março de 2013
sem chocolate
Ingredientes:
3 ovos inteiros
100 g de farinha de alfarroba
50 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento
150 g de açúcar amarelo (usei 120 g)
3 colheres de sopa de zeite
1 colher de chá de canela
50 ml de leite
Bater os ovos com o açúcar amarelo e o azeite até obter um creme esbranquiçado (batemos, mas nunca passou do amarelo).
Adicionar a farinha de alfarroba e a canela e mexer muito bem. Acrescentar metade do leite. Juntar a farinha de trigo e o fermento, e envolver todos os ingredientes. Se a massa estiver um pouco dura acrescentar o resto do leite (utilizámos todo).
Untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha. Deitar a massa toda na forma, levar ao forno pré-aquecido a 180º C e deixar cozer cerca de 40 minutos.
Utilizámos uma forma de 20 cm de diâmetro.
É um bolo que não cresce muito, mas o suficiente para nos encher a barriga e fazer esquecer o chocolate (hoje).
categoria:
culinária etc
sábado, 1 de dezembro de 2012
terça-feira, 10 de julho de 2012
Queques da Célia
Desconheço a verdadeira origem da receita, mas como foi a minha amiga Célia que me passou, cá em casa são os Queques da Célia. A receita permite fazer 12 unidades.
Ingredientes:
125 g de manteiga (sem sal, amolecida)
125 g de açucar (eu faço com amarelo)
125 g de farinha
2 ovos
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de leite
Formas de papel para queques
Juntar a manteiga amolecida, o açucar, a farinha, os ovos, o fermento, o bicarbonato de sódio e a baunilha na batedeira. Depois de bater, verter o leite gradualmente, ao mesmo tempo que continua a bater.
Num tabuleiro de formas para queques, dispor as formas de papel em cada compartimento, e deitar uma colher de sopa de massa em cada uma (parece pouco, mas cresce) e levar a cozer no forno a 200º C durante 15 a 20 minutos.
Ingredientes para o glacé:
175 g de açucar em pó
1 clara de ovo
Sumo de limão (menos de meio) – ajuda a ficar mais branco e aromatizado
Bater os ingredientes (como se fossem natas batidas) até ficar cremoso e mais volumoso. Deitar um pouco de glacé, acabado de bater em cada queque e enfeitar a gosto.
categoria:
culinária etc
sábado, 19 de novembro de 2011
Bolachas ♥
300 g de farinha sem fermento
150 g de açúcar (uso 130 g do amarelo)
250 g de manteiga amolecida
1 gema de ovo
1/2 colher de chá com sal
2 colheres de chá de essência de baunilha (ou de limão)
Bater a manteiga com o açúcar numa tigela. Acrescentar a gema e a essência de baunilha e bater com uma colher de pau até a mistura ficar cremosa.
Adicionar a farinha e o sal e voltar a mexer até a massa ficar novamente cremosa. Moldar a massa numa bola, envolver em película aderente e colocar no frigorífico cerca de 30 minutos (no mínimo).
Estica-se a massa numa mesa até ficar com 0,5 cm de espessura – convém polvilhar a mesa com bastante farinha e o rolo da massa também. Cortam-se os corações com a forma e colocam-se no tabuleiro ou na grelha de ir ao forno (em cima de papel vegetal).
Pré-aquecer o forno a 180º C antes de colocar as bolachas. Ao fim de 12 minutos estão douradas. Retirar e deixar arrefecer completamente.
Duram vários dias em perfeitas condições se não comermos tudo…
………
Retirei a receita do livro O Meu Primeiro Livro de Culinária, de Annabel Karmel, da editora Civilização.
categoria:
culinária etc
domingo, 24 de fevereiro de 2008
omeleta
Omeleta com vegetais
(para 2 ou 3 pessoas)
4 ovos
4 colheres de sopa de leite (uma por cada ovo, mas às vezes deito mais leite para ficar mais fofa)
1 corgete cortada em bocados muito finos
1 cenoura ralada
oregãos, sal e noz moscada
Bater os 4 ovos inteiros juntamente com o leite, deitar sal e uma pitada de noz moscada. Depois, envolver na mistura a corgete e a cenoura e salpicar com oregãos.
Numa frigideira anti-aderente (untá-la com o mínimo de azeite) deitar tudo e quando um dos lados estiver cozinhado, cortar em 4 bocados e virá-los para cozinharem do outro.
categoria:
culinária etc
domingo, 6 de janeiro de 2008
tarte de alho francês e atum
tarte salgada | recheio
4 ovos (depende do tamanho)
1 pacote de natas, cerca de 200 ml (uso as vegetais)
1 alho francês inteiro de tamanho médio, mais metade de outro (a parte branca) cortado às rodelas
1 cenoura grande ralada
2 latas de atum escorrido (ou até um pouco mais)
queijo ralado emmental (3 ou 4 colheres de sopa)
sal qb
pimenta qb
noz moscada qb
coentros frescos
1 embalagem de massa quebrada fresca
Colocar numa frigideira larga e alta (tipo wok) o alho francês, a cenoura ralada e o azeite com um pouco de água (muito pouca, apenas para não deixar fritar) e deitar o sal. Quando estiver tudo + ou - cozinhado, juntar o atum já escorrido e desfiado, misturar e verificar se o sal está bom (atenção que o atum já é condimentado), cozinhar uns minutos e apagar o lume.
Preparar a forma* com o papel vegetal (eu compro já feita uma base de massa quebrada redonda, que trás papel vegetal) e estender a massa por cima, subir bem a massa dos lados, irá encher bastante.
Bater os ovos com sal, pimenta e noz moscada. Depois deitar na frigideira e envolver todos os ingredientes mais as 3 colheres de sopa do queijo emmental. De seguida deitar as natas e envolver tudo novamente. Deitar tudo na forma, salpicar com bocadinhos de coentros e levar ao forno pré-aquecido a 220º cerca de 25 minutos.
Resultado, uma tarte bem recheada, em que o ovo nem se dá por ele. Fica bem acompanhada com salada de alface e tomate ou arroz árabe (passas e pinhões).
(*) A forma que uso tem 25 cm de diâmetro e o fundo desencaixa-se, o que torna fácil desenformar.
categoria:
culinária etc
sábado, 3 de novembro de 2007
vermelha e doce
Romã com Vinho do Porto
sobremesa para duas pessoas (cai bem depois do jantar)
requisitos: gostar de descascar romãs e usar avental
2 romãs maduras
2 cálices de Vinho do Porto (doce)
2 colheres de sopa de açúcar amarelo (branco não)
Abrir as romãs, retirar os bagos e colocá-los numa tigela. Juntar o açúcar amarelo, o Vinho do Porto e misturar bem. Deixar marinar durante 2h no frigorífico.
…
Em miúda, a minha avó dava-me um pequeno alguidar com figos colhidos no quintal e dizia-me «…vai ali à vizinha do lado e pede para trocar por uma romã, para comeres logo à tarde…», às vezes trazia duas.
categoria:
culinária etc
Subscrever:
Mensagens (Atom)











